Aprender

Nós humanos precisamos aprender constantemente, e quando não há atitude ativa para o estímulo da nossa Learnability (capacidade de aprender), o cenário, naturalmente, nos faz entrar em movimento de aprendizagem, seja com a chegada de um novo integrante na família, seja com uma pandemia, seja com a aceleração tecnológica.

Inevitavelmente, precisamos exercitar a nossa capacidade de aprender para além da jornada de carreira, na verdade essa capacidade é essencial também na nossa jornada de desenvolvimento humano, pois é, ela está diretamente relacionada com a jornada da nossa existência, e mesmo assim, nem todos estão preocupados em se manter ativos no exercício de atualização constante do conhecimento.

Por que será? Cercados de informações e ausentes de conhecimento e sabedoria.

Um livro na mão e um sorriso no rosto, seria bom, se, de fato, fosse assim.

A quantidade de informações que temos à nossa disposição no mundo atual cresce exponencialmente, contudo, o acúmulo de informações não é levado para o cérebro, não podemos negar, a grande maioria das pessoas não leem mais, fazem apenas varreduras, passam o dedo na tela, tudo tão rápido, que pode ser verdade dizer, não há abertura para o aprender, para o conhecimento, muito menos para desenvolvimento de habilidades permanentes.

Muito arriscado seguirmos assim, em modo de sobrevivência, especialmente num mundo onde mudar não é apenas uma possibilidade, mudar, sabemos, é inevitável.

Eu sei que muitos devem estar perguntando, por que buscar ativamente por conhecimento, se o google, ou o chatgpt podem simplesmente me dar as respostas que preciso?

Para essa pergunta eu digo, porque é preciso aprender a refletir, a formular ideias, a questionar, se você não souber onde procurar, ou mesmo não souber perguntar, você não terá a resposta que precisa.

Precisamos de referências, para que melhores e mais rápidas soluções possam surgir, sem conhecimento não há transformações, concordo que hoje não precisamos, como já aconteceu no passado, de acúmulos, como já dito antes temos acesso rápido e fácil à informação, mas isso não significa saber menos.

Progresso e evolução exigem desafios, é hora de sair da zona de conforto, conseguir pensar diferente e fazer diferente.

O que você tem feito para potencializar a sua Learnability?

Compartilhe:

plugins premium WordPress