Liderar não é estar só.

Todos anseiam por um líder ideal, aquele que segue os princípios modernos da gestão de pessoas, que seja antenado, atualizado, que esteja sempre procurando novos conceitos, seja participativo, confie, delegue, atinja resultados e saiba olhar as pessoas.

As exigências são tantas, e mesmo quando atingidas, assumir um grupo não é tarefa simples, as barreiras inevitavelmente existem, e, minha experiência indica, que as barreiras mais resistentes estão dentro do próprio grupo, sim, porque ali temos pessoas que almejavam assumir a liderança, e, temos também pessoas muito ligadas a liderança anterior. O líder recém chegado percebe-se, então, sozinho.

Se o grupo não permitir que o líder se aproxime ele não conseguirá definir quem será seu copiloto, e, o manual da boa liderança não traz nada sobre estar só, assim o novo líder começará a ter pensamentos recorrentes do tipo “preciso trazer para este time pessoas que já trabalharam comigo”.

Isso porque bons líderes sabem que todo bom piloto precisa de um bom copiloto, não temem parecer fraco e não querem a solidão como companheira permanente, já superaram o egocentrismo e a autossuficiência, mesmo quando há o bombardeio de figuras (como a utilizada na capa deste artigo) indicando que um líder é naturalmente, só, bons líderes sabem que não precisa ser, sempre, assim.

Liderar é tomar decisões estratégicas, e isso, fará o líder conduzir algumas ocasiões sozinho, mas, não podemos esquecer que o líder é um influente, traz estabilidade, sabedoria e equilíbrio ao time e a empresa, não deve viver o sentimento de estar só por falta de afinidade com quem o rodeia.

Líder, se o seu novo grupo, de fato, não facilita, não seja ingênuo, e saia do ciclo “trazer o meu pessoal”, eu sei que você faz isso porque não quer estar só, mas ser líder não é fácil, algumas questões demandam tempo, esforço e, possível, desgaste. Entenda a maturidade do seu time e aja de acordo.

Lembre-se um grupo imaturo quer se sentir seguro, ele espera que você tenha respostas (honestidade intelectual) este grupo ainda precisa de direção e clareza, de conteúdo, de organização e de método, não erre querendo entregar para esse grupo interações entre as pessoas, e muito menos se colocando a serviço do desenvolvimento delas, ainda não é hora!

Tenha paciência e disciplina, faça as ações corretas e no tempo certo, orgulhe-se de ver o seu grupo arredio se tornando um time de alta performance, no processo você vai perceber que você nunca esteve só.

Compartilhe:

plugins premium WordPress