O Adeus Silencioso

Quem nunca deixou a garrafa enchendo no filtro, e se distraiu com outros afazeres? Foi justamente o que aconteceu comigo dias atrás, e por incrível que pareça ver a água transbordar, me fez pensar em clientes.

Imagino que todos concordam comigo quando digo que é difícil segurar a água que escorreu, agora pense naquela água que tinha dentro da garrafa e que pode ter ido embora silenciosamente porque mais água chegou, ou pense naquela água querendo entrar, mas não conseguindo. É, para quem nunca vivenciou a alegria do time comercial com a implantação de um novo cliente versus o desespero do time operacional com a chegada de novos clientes, certamente, vai parecer que eu estou viajando na maionese enquanto escrevo este texto.

Explico, eu já vi muitos conflitos intersetoriais, já vi o comercial se desmotivar com a não receptividade do operacional, já vi a agonia do operacional por acreditar que não vai dar conta, vi o operacional se fechar mesmo, para evitar que a água transborde.

Ocorre que não perdemos somente a água que transborda, a água, que no fim do dia ficou parada, normalmente, abaixo da metade da garrafa, também não é saudável, sim, falo de clientes, porque acredito que existe um número enorme de empresas com uma carteira cheia de clientes onde uma parte considerável destes, já disse adeus e ninguém viu ou ouviu.

Se não há processos claros e bem definidos, se não há treinamento constante, se não há liderança efetiva, inevitavelmente, não há gestão eficiente e eficaz, e, sendo assim, diariamente, muitos clientes darão um adeus silencioso para sua empresa.

Compartilhe:

plugins premium WordPress