O segredo não está em encontrar mais tempo

Uma pessoa que dorme 8hs por noite, tem 960 minutos disponíveis no seu dia.

Vamos olhar para alguns pontos que fazem todo esse tempo não ser suficiente?

1.       Falta de prioridade, muitas vezes, não é a falta de tempo em si, mas a falta de clareza sobre o que realmente é importante;

2.       Multitarefa, a tentativa de fazer várias coisas ao mesmo tempo pode parecer produtiva, mas, na realidade, diminui o foco e aumenta o tempo necessário para concluir cada tarefa;

3.       Distrações, com o aumento das notificações e redes sociais, é fácil perder a concentração. A cada distração, o cérebro demora tempo para retomar a tarefa original, prejudicando o aproveitamento do tempo, além disso, estamos constantemente sobrecarregados com informações (nem sempre úteis ou relevantes) que precisam ser processadas, o que pode consumir mais tempo do que imaginamos;

4.       Procrastinação, quando deixamos atividades importantes para depois, geralmente acabamos gastando mais tempo tentando compensar a procrastinação, o que gera mais estresse e sensação de falta de tempo;

5.       Falta de planejamento, ter uma agenda vai ajudar a estruturar o seu dia, é comum perder tempo com decisões pequenas e tarefas improvisadas. Ter um planejamento adequado ajuda a otimizar o tempo disponível;

6.       Negligência aos intervalos, muitas vezes desconsideramos a importância das pausas e acabamos sobrecarregados, o que prejudica a produtividade. Pequenos intervalos estratégicos ajudam a recuperar energia e manter o foco.

Todos nós temos a mesma quantidade de tempo disponível, é a maneira como escolhemos usá-lo que faz a diferença, para escolhas sábias, a boa prática da gestão do tempo pode ser essencial. Conheça e implemente, conforme a sua necessidade, as técnicas indicadas abaixo que são exemplos de ferramentas simples, mas poderosas, que podem transformar a sua rotina.

  • Lista TO DO, tenha clareza das atividades que precisam ser executadas.
  • Técnica Pomodoro, estabelece período de foco total com pausas estratégicas.
  • Matriz de Eisenhover, ajuda a definir prioridades com base no importante e urgente.
  • Regra dos 5 minutos, se uma tarefa pode ser feita em menos de cinco minutos faça imediatamente em vez de adiá-la.
  • Desconecte-se, defina períodos (deve coincidir com o período de foco total do Pomodoro) do dia para se desconectar de redes sociais e notificações.

Pequenas mudanças na maneira como administramos nosso tempo pode ter um impacto gigantesco na nossa produtividade, lembre-se, temos todo tempo do mundo, mas, não temos tempo a perder.

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