SUITS e seus ensinamentos

Neste artigo falarei sobre pontos interessantes que me despertaram para a reflexão após concluir a série SUITS, não sei se você é adepto de série, ou mesmo se assisti apenas para passar o tempo, ocorre que SUITS apresenta de forma sutil muitas nuances do ambiente coorporativo e do comportamento dos profissionais.

Atenção, continue a leitura sabendo que pode conter spoilers. 😉

Na série percebe-se que perfil de liderança existe e é ele que dita a forma como o líder conduz sua equipe e apresenta as soluções para os entraves diários, os personagens Jessica Pearson e Robert Zane apresentam estilos de liderança distintos e isso não, necessariamente, indica que um é melhor que o outro. Conhecer, entender e aceitar o seu estilo é um bom caminho para o seu sucesso na liderança.

Outro ponto que vale ser destacado é a maturidade profissional, muitas vezes será o tempo e a experiência que vão te colocar num lugar mais assertivo, onde a manipulação e a bajulação não têm espaço, um exemplo muito bom é a personagem Katrina Bennett. Se você tem um histórico profissional do qual não se orgulha, aprenda com isso, faça diferente hoje e colha os bons frutos no futuro.

Também não podemos deixar de ressaltar o quanto questões pessoais, em especial traumas e dores emocionais interferem na conduta profissional, o personagem Louis Litt esfrega isso na clara do espectador. Buscar apoio profissional especializado pode ser necessário.

O reconhecimento profissional não reflete, obrigatoriamente, numa vida feliz, o grande advogado Harvey Specter é um excelente exemplo disso, o personagem nega as questões familiares que precisam ser resolvidas e o sucesso na carreira não reflete em sucesso na vida amorosa. Aceite ajuda, se fortaleça e então encare o que precisa ser encarado, volte, olhe para trás, faça os ajustes necessários para, então, seguir com mais leveza.

Por fim acho relevante destacar mais três pontos:

1) a importância da comprovação de capacidade técnica para além do conhecimento empírico, a personagem Donna Paulsen é um exemplo, ela é competente, ela conhece a firma como a palma da mão, mas, em algum momento, numa promoção, observa-se a desvalorização profissional pela falta de formação. Estude, busque certificações, tenha documentos que comprovem sua formação.

2) insegurança, pressão familiar, e autocobrança realmente podem fazer estrelas deixarem de brilhar, a personagem Rachel Zane mostra isso, é muito boa, muito dedicada, muito capaz, contudo, estagnada, travada, pela falta de aprovação numa Universidade específica. Acredite no seu potencial, olhe para todas as possibilidades, e você encontrará formas de realizar o seu sonho.

3) Satisfação, realização, plenitude não estão obrigatoriamente relacionados com atuar numa grande empresa, num escritório renomado, o personagem Mike Ross mostra isso, com a vida profissional indo muito bem, ele ainda demonstra incômodos e vazios, isso acontece quando a sua trajetória não condiz com o seu objetivo maior ou inicial. Fique atento para não se distanciar do seu propósito.

Para quem não conhece, SUITS é composta por nove temporadas, teve o primeiro episódio exibido em 3 de junho de 2011, nos Estados Unidos, e o último em 25 de setembro de 2019.

Compartilhe:

plugins premium WordPress